quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Enunciado do Trabalho Interdisciplinar (IHC-BD-LV-AS)

Projeto: HIS – Hospital Information System
Descrição:
O sistema HIS deve controlar informações a respeito dos médicos, pacientes, Leitos e Salas de Operação de um certo Hospital.

  • Através do sistema HIS, cada médico deve ser capaz de atualizar o histórico de todas as suas atividades, assim como o gerente do hospital e o setor de atendimento ao público devem ser capazes de determinar que atividade um certo médico está desempenhando a cada momento em que local do hospital está atividade está sendo desempenhada, isto é, se está atendendo um de seus pacientes em um leito, se está participando de alguma operação, se está em seu escritório, se está em reunião com outros médicos ou se está em seu horário de descanso.
  • Através do Sistema HIS, o setor de atendimento ao público deve ser capaz de registrar a entrada de novos pacientes no hospital, alocando-o em um leito então vago, assim como um enfermeiro deve ser capaz de registrar cada movimento de pacientes entre leitos e salas de operação, tornando possível aos enfermeiros, aos médicos, ao setor de atendimento ao público e ao gerente do hospital determinar o local exato onde se encontra cada paciente a cada momento, até a sua saída do hospital, a qual deve ser registrada no sistema HIS pelo setor de cobrança do hospital.
  • Cada Paciente deve ter um médico responsável, desde o momento de sua entrada no hospital até a sua saída. A atribuição inicial de um médico a um paciente é feita pelo setor de atendimento ao público, na entrada do paciente no hospital.
  • Eventualmente, o médico responsável por um certo paciente pode ser alterado. Tal alteração pode ser feita somente pelo gerente do hospital. Nesse caso, o sistema deve exigir o registro de um texto explicativo para a troca de médico.
  • Tanto um leito como uma sala de operação só poder ser ocupados por um paciente por vez. Através do sistema HIS, o setor de atendimento ao publico e também todo enfermeiro devem ser capazes de verificar quais os leitos livres em um certo momento, assim como devem ser capazes de identificar que paciente encontra-se em cada leito a cada momento.
  • Através do Sistema HIS, todo médico, todo enfermeiro e o gerente do hospital devem ser capazes de verificar quais as salas de operação livres em certo momento, assim como devem ser capazes de identificar que paciente encontra-se em cada sala de operação a cada momento.
  • Através do sistema HIS, o gerente do hospital deve ser capaz de verificar toda a lista de pacientes sendo atendidos por um certo médico, assim como deve ser capaz de identificar qual médico está atendendo um certo paciente.
Instruções: 

Equipe: no máximo 4 alunos. Desenvolvimento da Aplicação: Delphi e Firebird.
Desenvolvimento da Modelagem: Ferramenta gratuita para análise e gerenciamento de projetos.
Desenvolvimento da Interface gráfica: aplicar as diretrizes IHC no ambiente da aplicação.
Forma de Entrega: CD com o projeto em Delphi, modelagem e scripts da base de dados (criação de tabelas, generator, trigger, store procedure) e o arquivo com o banco de dados(.fdb); Documento impresso da modelagem conforme orientação dadas na aula de análise de sistemas (Prof° Simone Nasser). Documento Impresso das interfaces gráficas conforme orientações dadas na aula de análise de sistemas (Prof°. Márcio).

Avaliação: Documentação, Projeto e Apresentação (Defesa do projeto)
Nota: Individual por aluno, conforme especificação de cada professor.
Data de Entrega:
   Linguagem Visual e Teoria de Banco de Dados: Entregar CD dia 23 de Novembro de 2009.
   Análise de Sistemas e IHC: Material Impresso dia 27 de Novembro de 2009.

Data das Apresentações:
   Linguagem Visual e Teoria de Banco de Dados: 23 a 27 de Novembro de 2009. (Nas aulas de L.V. T.B.D. será feito sorteio para a ordem das apresentações)
   Análise de Sistemas: 30/11/2009 à 11/12/2009 IHC: verificar com o professor.

OBS: - Todos os Participantes da Equipe deverão estar presentes para apresentação do projeto. - Projetos iguais não serão avaliados.

2 comentários:

  1. Nossa
    Esse trabalho é bem dificil hein...
    kkkkkk
    Falo como se eu não fosse fazer também.... Vamos que vamos... e vamos começar semana que vem no maximo senão o cronograma que montei para Analise de Sistemas não vai dar certo, irei ter que reve - lo...

    Ass:Carlos H. Lavezo

    ResponderExcluir